Tony Pimentel ‘Mayor’ lusodescendente em Winnipeg Beach no Canadá reeleito para mais um mandato

Reportagem: Paulo Jorge Cabral 2018.OUT.04
O Lusodescendente Tony Pimentel foi no passado dia 27 de Julho reeleito mayor de Winnipeg Beach, Manitoba.

"É com muito gosto que o saúdo pelas nobres funções que continuará a desempenhar que constituem mais expressão de relevância da comunidade portuguesa residente neste território", disse o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Dr. José Luís Carneiro em carta enviada.

Filho de emigrantes de Rabo de Peixe (Açores), Tony Pimentel já é presidente da Câmara Municipal de Winnipeg Beach há oito anos, após uma experiência como vereador da autarquia entre 2001 a 2005.

Winnipeg Beach é uma vila com 118 anos. Tem atualmente pouco mais de mil residentes fixos, número que triplica durante o verão. As principais comunidades são a islandesa, ucraniana, portuguesa e a italiana.

Os primeiros portugueses estabeleceram-se em Winnipeg Beach no início da década de 1970, com a família de Tony Pimental a adquirir uma casa de campo em 1974.

A autarquia tem um orçamento anual de 1,5 milhões de dólares canadianos e recebe por ano, de maio a outubro, cerca de um milhão de turistas, sendo esta a sua principal atividade