Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Passagem de Ano 2015-2016

Reportagem de: Paulo Jorge Cabral (Texto) – Colaboração de Carlos Sousa e Bina Rodrigues Ribeiro. - 2016.01.01
Fotos – Nélia Soares (Casa dos Açores), Carlos Sousa (Associação Portuguesa) e Dela Silva (Casa do Minho).

A comunidade portuguesa de Manitoba recebeu o ano de 2016 de várias formas, uns optaram por festejar em suas próprias casas, compartilhando os festejos com familiares e amigos, outros apenas num ambiente mais aconchegante saindo fora para jantar, outros preferiram passar o ano nos centros comunitários portugueses.

Na Associação Portuguesa, como habitual festejou o réveillon com um jantar, preparado e servido pelos voluntário daquela organização, que consistiu de caldo verde, Salada, T-Bone Steak com camarão e sobremesa.

Os participantes ao chegarem ao salão de festas depararam com um ambiente devidamente festivo, com a sala devidamente decorada e foram saudados com um aperitivo de vinho do Porto.

As boas-vindas estiveram a cargo de José Dias, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e a oração de Ação de Graças sido proferida por Marta Almeida.

Durante o evento Mário Jorge Santos, Presidente da Direção fez uma intervenção via Skype da cidade de Thompson, onde presentemente reside, apresentando a mensagem de final de ano.

O serão foi abrilhantado pelo duo “Hermano Silva e Kayla Leonardo”, que apresentaram um excelente espetáculo.

Na Casa dos Açores, os festejos também consistiram de jantar e baile, com lotação esgotada, os participantes encontraram a sala ricamente decorada com tons de preto e branco e foram saudados à entrada com um Martini de Honra.

As boas-vindas foram dadas por João Cardoso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, o qual também foi incumbido de proferir a oração de Ação de Graças.

Depois dos aperitivos foi servido o jantar, preparado e servido pelos voluntários daquela organização, e fez parte da ementa um delicioso jantar que constou de creme de vegetais, salada, bife grelhado com camarão e sobremesa.

Após o jantar João Paulo Melo, Presidente da Direção apresentou saudações de Ano Novo.

As badaladas da meia-noite foram recebidas ao som e voz de Décio Gonçalves cançonetista convidado, natural da Madeira, residente em Toronto, donde se deslocou para o efeito.

Na Casa do Minho, “com capacidade esgotada com cerca de três centenas de pessoas, celebrou mais uma vez uma espetacular passagem de ano”, a “A sala estava decorada com requinte para uma noite bem especial, ambiente convidativo alegria e boa disposição estavam presentes” disse Bina Rodrigues Ribeiro, porta-voz daquela organização.

Ao início do jantar Casimiro Rodrigues deu as boas-vindas e foi incumbido de conduzir os presentes em oração de Ação de Graças.

Foi servido um delicioso jantar convencionado por Apolinário Silva e sua equipa, e servido pelos voluntários da Casa do Minho. Após o jantar houve baile a cargo do DJ, e deu-se então ao início de muita animação.

“A meia-noite aproximou-se com a explosão dos balões e de champanhe, o ano entrou com alegria e abraços entre familiares e amigos”, acrescentou Bina Rodrigues Ribeiro.

Após a chegada do ano novo foi servido uma merenda com a espetacular ceia da meia-noite decorada e recheada pelo Filipe Alves, Zé Pedro Rodrigues e seus ajudantes.

A festa continuou até altas horas da madrugada.