Projeto ‘Mar Salgado’ pretende divulgar cultura portuguesa no Canadá
Sérgio Mourato / Lusa - 24.SET.2016
Winnipeg, Canadá, 24 set (Lusa) - Um grupo de portugueses e de luso-canadianos criou em Winnipeg, no centro do Canadá, um projeto para divulgar a cultura portuguesa através do teatro, numa iniciativa denominada Mar Salgado.
"Pretendemos através do projeto Mar Salgado divulgar e promover a cultura portuguesa, nesta primeira fase através de um grupo de teatro que está a ser elaborado", afirmou Paulo Delgado, de 46 anos, no Canadá há seis anos.
O emigrante proveniente de Tomar (distrito de Santarém) explicou que o projeto não pretende ser mais uma associação mas sim um "grupo independente que ambiciona trabalhar com todos as coletividades em Winnipeg".
"Pretendemos envolver toda a comunidade, desde a primeira até à terceira geração. Muitos dos lusodescendentes da segunda e terceira geração já não dominam muito bem a língua portuguesa", acrescentou.
Para já o projeto propôs a três coletividades de Winnipeg, à Casa do Minho, à Associação Portuguesa de Manitoba, à Casa dos Açores, e à Paróquia da Imaculada Conceição, uma parceria.
O Mar Salgado neste momento está já a trabalhar para criar um grupo de teatro que apresentará no início de 2017 a peça de Francisco Garcia Lorca "A Sapateira Prodigiosa".
A peça será apresentada exclusivamente em português, mas serão também utilizadas as novas tecnologias, com a legendagem em inglês através de um projetor.
"Com a legenda em inglês podemos abrirmos um pouco mais o leque de público que temos para outras pessoas que são lusodescendentes e que não se sentem à vontade com o português. Não será por causa disso que vão deixar de assistir a uma peça em português", explicou Paulo Delgado.
No futuro, o projeto pretende criar outros eventos ligados ao cinema, como uma Mostra de Cinema Português em Winnipeg, uma sessão de cinema mensal, mas a sua grande prioridade de momento "é o grupo de teatro".
"Se estas atividades começarem a ser feitas com regularidade, tenho a certeza que a comunidade vai aderir aos espetáculos", defendeu Paulo Delgado.
A denominação do projeto Mar Salgado é inspirada no poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, que representa a saudade do país e o mar "que nos separa de Portugal".
Oficialmente há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censo de 2011), calcula-se que na província do Manitoba existam cerca de 30 mil.