Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
LusoCanTv Filma nos Estúdios da Shaw TV Canal 9
Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) – Carlos Sousa e Dela Silva Fotografias – 24MAR2016
www.portugueseinmanitoba.com
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba, Canadá
No nos passados dias 22, 23 e 24 de Março uma equipa da LusoCanTv filmou nos estúdios da Shaw TV Canal 9 em Winnipeg.

A equipa liderada pelo produtor Paulo Bergantim, teve o apoio técnico de Luther Sousa, Diretor e Produtor de Estúdio, Paulo Jorge Cabral, Diretor e Produtor de Estúdio, Paulo Gomes, Diretor Assitente, Carlos Sousa, António Guerreiro, António Soares e Jorge Bravo, operadores de câmara, Paulo Bergantim, Som e Mixagem, Cody Zaporzan, Som / Luzes, Dela Sousa, Cabeleireira e Maquilhagem.

As entrevistas estiveram a cargo de Catarina Pereira nova apresentadora da LusoCanTv, que no primeiro dia de gravação entrevistou uma representação da Associação Portuguesa de Manitoba, que se fez liderar pelo seu vice-presidente Wilson Caetano, e três pares modelos, que desfilaram com trajes tradicionais do Ribatejo, Alentejo e Algarve.

Na segunda parte deste mesmo dia, e liderada por Natária Melo, a Casa do Minho de Winnipeg fez-se representar por cinco modelos que trajaram rigorosamente com a indumentária folclórica da nossa região mais a norte, o Minho.

No segundo dia de gravações foi dedicado à música, e estiveram em estúdio o conjunto Alvorada, que apresentou uma exibição sólida, em que participaram Cristina Machado, João Vieira, Artur Vieira, Michael Vieira, Joe Sousa e Evaristo Medeiros.

Também neste mesmo dia João Pimentel, conceituado artista, músico, compositor e produtor residente nesta cidade gravou três canções de sua autoria, de trabalhos já editados e uma a sair no seu próximo disco.

No terceiro e último dia de gravações, novamente dedicado às entrevistas, coube ao conjunto Alvorada, que se fez representar por Cristina Machado, João e Artur Vieira ser entrevistado por Catarina Pereira, que de igual modo entrevistou o artista João Pimentel.

De seguida Luther Sousa, Licenciado e Mestre em Antropologia, recentemente regressado do Egito, aonde estudou e efetuou pesquisas relacionadas com o seu ramo de estudos, foi entrevistado aonde falou do seu percurso académico e recentes pesquisas relacionados com coleção Hetherington da Universidade de Winnipeg de antigos artefactos egípcios, fez uma importante descoberta relacionada com o faraó Hatshepsut da 18ª dinastia.

A parte final das gravações constituída em quatro segmentos teve como convidados representantes da média portuguesa em Winnipeg, Paulo Jorge Cabral, Diretor do site Portuguese In Manitoba, Jocelinda Guerra, Diretora do Jornal “O Mundial”, João Pimentel, Diretor da Rádio Onda Emigrante e João Cardoso, Diretor do Programa Voz Lusitana da Rádio CKJS.

Neste fórum foram falados vários assuntos, como a presença portuguesa em Manitoba, associativismo, manifestações Culturais e Religiosas e a experiência pessoal de cada um dos intervenientes na comunidade.

A Shaw TV ficou muito satisfeita com a produção efetuada apenas por amadores, muitos deles aprenderam a “arte do ofício” no próprio local e a LusoCanTV, foi novamente convidada a produzir nos referidos estúdios no próximo Outono.