Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba.
CHÁ DE OUTONO 2018.
Reportagem: Maria José Correia (Texto) - Cláudia Moniz e Fátima Sousa (Fotografias) – 28.OUT.2018

No passado dia 28 de Outubro, no salão de festas da Casa dos Açores, teve lugar o décimo Chá de Outono, organizado pela Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba Inc.
Uma festa muito bonita, onde sobressaiu a boa organização e bom gosto dos elementos da Direção e das voluntarias, que deram o seu esforço para o desenrolar duma tarde maravilhosa.
Sara Dias foi a Mestre de Cerimonias com muita competência, como sempre, iniciou dando as boas vindas a todas, que se encontravam na sala que se encontrava repleta, de seguida chamou ao palco a irmã Dédé, para Acão de Graças e bênção da comida.
Irmã Dédé apareceu em palco com seis acompanhantes. Na sua alocução dissertou sobre o papel da mulher na sociedade e, como exemplo, ali estavam; uma menina de tenra idade, depois outra já adolescente, seguindo de outra, meia adulta. Passou depois para uma com curso superior, que era a sua médica de família, com 30 ano, depois uma dona de casa já casada e mãe de filhos e por ultimo uma senhora de 81 anos, mas com aspeto impecável…
Lindos exemplos que mostram o que a mulher pode e deve ser! Imitação da Mãe de Jesus, e nunca nos esqueçamos de caminhar uma vida direita e limpa.
Com os telemóveis iluminados, a seu pedido, cantou se AVE MARIA MÃE de JESUS, que deu um aspeto lindíssimo à sala! Centenas de estrelas luminosas a brilhar no ambiente…
Depois Sara Dias anunciou que se iria dar início ao serviço de refeição e chamaria as mesas por números. Assim aconteceu e não levou muito tempo, todas as mesas estavam servidas. A ementa constava de carne estufada, arroz com vegetais, salada mista e pão.
A carne estava uma delícia, tenrinha e saborosa, o arroz também muito bom, a salada temperada à portuguesa, tudo impecável! Parabéns às cozinheiras, em especial a senhora Lurdes Dias, que foi a responsável por estufar a carne! Tem de ensinar as outras senhoras o seu segredo!
Para a sobremesa, foram colocadas duas grandes travessas com bolos em cada mesa…
Sara Dias chamou ao palco a convidada de honra Adrienne Carriere, que há dois anos atrás, foi diagnosticada com cancro na mama. Com tratamento no CancerCare Manitoba, imediatamente apos o diagnóstico, passou por 14 meses de tratamento que incluiu cirurgia, quimioterapia e 30 tratamentos de radioterapia, o último efetuado em Marco de 2018. Está muito agradecida a equipa de CancerCare, que providenciou para a sua cura.
Depois subiu ao pódio Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária, que agradeceu a sua presença e de todas as senhoras presentes na sala, e entre outras palavras, anunciou que nestes 10 anos de existência, já ofertaram para o CancerCare, mais de 70.000 dólares e hoje também, tinham um cheque de 10.000 dólares para oferecer.
Agradeceu as suas colegas da Liga Solidária, aos voluntários da Casa dos Acores, nomeando os nomes, Luso Can Video, jornal O Mundial e depois perguntou a dona Graciete Correia se queria vir ao palco. Dona Graciete veio e dirigiu umas bonitas palavras a todas as senhoras, falando um pouco sobre o movimento da Liga e para que foi criada. Desejou muitas felicidades no futuro. Foi muito aplaudida.
Depois falou em inglês a Vice Presidente Lita Salgueiro, para as senhoras que não compreendiam português, e aproveitou para anunciar o Jantar de Gala que vai ter lugar no dia Internacional da Mulher, dia 9 de Marco de 2019.
Foi ofertado um lindo ramo de flores à convidada de honra Adrienne Carriere.
Presentea Sra. Patty Smith, representante de CancerCare, que recebeu o cheque de 10.000 dólares, após o que se tirou uma fotografia, junto com as senhoras que estavam no palco e o referido cheque.
Após um pequeno intervalo, seguiu se o programa de variedades no palco. Sara Dias anunciou a presença de Cristina Pires Machado, acompanhada pelos guitarristas João Vieira, Artur Vieira e Michael Vieira. Cantou dois fados e duas cancões espanholas, com a sua belíssima voz. Foi muito aplaudida.
Houve um pequeno intervalo para ultimar a passagem de modelos, que foi maravilhosa.
Primeiro desfilaram as crianças com modelos de DELLA BOUTIQUE, propriedade de Milu Simões: Primeiro, Vasco. Segundas, Siena e Mariah. Terceiro, Jeremias. Quartas, Emma e Bela. Quinto, Afonso. Sexta, Sierra. Setima, Isabel. Oitava, Kyla.
Boutique HUSH AND SHORT; Melissa Carreira, Danica Botelho, Matilde Almeida, Nathaya Dias, Saria Prehood, Mikaela Shiafman.
Desfile de NYGARD, com as senhoras Anabela Oliveira, Isabel Almeida, Lurdes Barros, Angie Roque, Victoria Oliveira e Dora Melo.
De seguida, MELANIE LYNNE, com Celina Shalfman, Patrícia Agostinho, Andreia Agostinho, Fátima Dinis e Isabel Oliveira.
Depois, LAURA PETITES; Vania Moniz, Lais Costa, Fátima Andrade.
LAURA PLUS; Nélia Soares, Sandra Oliveira e Stephanie Aguiar.
E preciso notar que quase todas as meninas e senhoras, passaram dois e três modelos cada, das diferentes boutiques.
Na última parte, apareceram crianças mascaradas. Desfilaram, dançaram e atiraram mini chocolates a assistência.
Foram anunciados os sorteios. 50/50, que deu um valor de 500 dólares. A senhora que foi premiada, ofereceu os 500 dólares a Liga Solidária. Bonito gesto e que mereceu uma grande salva de palmas.
Havia oito cestos para sortear e conforme os números iam sendo anunciados, as senhoras os iam buscando.
E assim terminou uma tarde memorável, com belas recordações. O salão e palco estavam muito bem decorados.
A Direção da Liga Solidária está muito agradecida as senhoras que fizeram o favor de trazer travessas com a nossa doçaria portuguesa, o que permitiu espalhar pelas mesas, tantos e tao variados bolos!
Para as restantes voluntarias da equipa da cozinha, não esquecendo a esposa do Presidente da Casa dos Açores, dona Fátima Melo e senhora Carminda Benevides, muito obrigada a todas pela boa ajuda. E as diretoras que ficaram a limpar o Salão, apos a festa, um agradecimento muito sincero…
Bem hajam!
