Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba

Senhoras de Manitoba Celebram o Dia Internacional da Mulher

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Cláudia Moniz (Fotografias) - 2019.MAR:09
O salão nobre da Associação Portuguesa de Manitoba recebeu no passado dia 9 de março mais de quatrocentas senhoras que participaram na Gala anual da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, desta feita na sua décima edição.

A sala encontrava-se requintadamente decorada com cores predominantes de amarelo e castanho, para desta forma celebrar o Dia Internacional da Mulher.

O evento teve início pelas 19 horas com a apresentação de Sara Dias, que após a introdução apresentou Lita Salgueiros, Vice-presidente da Liga que foi incumbida de dar as boas-vindas.

Seguiu-se a intervenção do Padre André Lico, que se fez acompanhar pelo recém-chegado Padre Rodrigo Anholetto, que falou sobre o papel da mulher na sociedade, terminando com a oração de Ação de Graças.

Seguiu-se o jantar, e a ementa escolhida pela Chef Senhora Arminda Domingos, consistiu de creme de cenoura seguindo-se de salada, e o prato principal de peito de galinha com camarão, acompanhado com batata assada e vegetais, complementada com a sobremesa do bolo do décimo aniversário, preparado pela referida chef e sua equipe, e servido pelo grupo de jovens da Associação Portuguesa, orientado pela incansável Zita Lopes.

Durante o jantar interveio como oradora convidada a Professora Dra. Natalie Mota, que no seu discurso bilingue focou o papel da mulher na sociedade.

Na sequência dos discursos Maria do Carmo Cabral, presidente da Liga, saudou todas as senhoras presentes, membros da Liga, as representantes do Cancer Care Manitoba, Senhora Patti Smith e Sherelle Kwan, Vereadora Municipal Cindy Gilroy.

Na sua alocução Maria do Carmo Cabral falou sobre a evolução da Liga durante os seus dez anos de existência, focou na longa história de ativo desenvolvimento da mulher em todos os aspetos da vida canadiana.

“Este ano marca o décimo aniversário da nossa fundação, marco histórico que fica registado nos anais da nossa comunidade.

Muitos não acreditavam na nossa durabilidade, assim provamos que nós mulheres conseguimos fazer parte do desenvolvimento da nossa comunidade e da sociedade que estamos inseridas, provando definitivamente que não existem distinções de sexo quando o assunto é o desenvolvimento do ser humano.

Esta data simbólica da luta, a vitória e as conquista alcançadas pela mulher na sociedade, provando definitivamente que não existem distinções entre os sexos.
Na realidade, este encontro é expressão de uma das maiores conquistas da democracia, que foi a incorporação da mulher na vida política das nações, o seu avanço no mercado de trabalho, a sua realização cada vez maior nas artes, na ciência, no conhecimento. Muitos estudiosos apontam esse processo como a mais profunda e mais definitiva transformação social ocorrida ao longo do século 20, disse Maria do Carmo Cabral

Finalizou agradecendo à Associação Portuguesa pela cedência da sala, um dos parceiros incondicionais da Liga, seus voluntários, oradora convidada, patrocinadores, especialmente a firma Bee-Clean, propriedade da família Correia que patrocinou a vinda do artista Johnny Abreu, senhores padres, artistas João Pimentel e Johnny Abreu, membros da Liga, enfim todos aqueles responsáveis pela montagem de mesas, decoração, som, bar, filmagens, reportagem fotográfica, enfim toda a equipe que fez possível o sucesso do evento.

A seguir aos discursos foi feita a entrega de um donativo por Celícia Sequeira, gerente do Royal Bank do Canadá, em nome da Liga da Mulher Portuguesa à organização Cancer Care Manitoba.

De igual modo a vereadora Municipal Cindy Gilroy presenteou à Liga da Mulher com um certificado de Reconhecimento.

Sandra Soares, que como tem sido habitual ofereceu o ramo de flores à oradora convidada, Dra. Natalie Mota

O momento mais esperado da noite, que se sentiu com a euforia das senhoras foi o entretenimento preparado para aquela noite, subiu ao palco João Pimentel, artista radicado em Winnipeg, que como sempre, e com a sua bonita voz abrilhantou a primeira parte do espetáculo.

Na sequência do entretenimento e pela primeira vez no Canadá, atuou o conceituado artista Johnny Abreu e que se deslocou diretamente de Guimarães, Portugal, foi o artista convidado, que com a sua bela voz, complementou o sucesso desta festa.

Ambos os artistas regressaram ao palco e em dueto terminaram o espetáculo.
Antes do final da festa procedeu-se ao sorteio de participação, oferecido pela firma JS Furniture.
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA