Décima Primeira Grande Gala da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba.
Texto: PiM – 2013MAR11
Fotografias: Tony Soares
Após três anos de interregno por motivo de restrições devido à pandemia Covid 19, a Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba organizou a sua 11º Grande Gala, celebrando o Dia Internacional da Mulher.
O evento teve lugar no passado dia 11 de março na Associação Portuguesa de Manitoba, num convívio que reuniu mais de três centenas de senhoras, que saborearam um delicioso jantar a cargo do Chef José Pereira, que com o apoio logístico de Zita Lopes e vários voluntários.
A apresentação do evento esteve a cardo de Sara Dias, que como sempre tem feito um gexcelente trabalho.
Depois de boas-vindas por Lita Salgueira, Vice-presidente da Liga, a Irmã Karina Ribeira e a Pra. Gina Ribeiro proferiam a oração de Ação de Graças, respetivamente em português e inglês.
Após o jantar usaram a palavra a Dra. Andrea Agostinha, oradora convidada, Vereadora Municipal Vivian Santos que apresentou cumprimentos em nome do Mayor da Cidade de Winnipeg, Sharell Kwan, representante do CancarCare Manitoba e finalmente Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba.
Maria do Carmo Cabral saudou todas os convidados e todas as senhoras presentes, e no seu discurso enalteceu o Dia Internacional da Mulher, a sua data simbólica, a luta, vitórias e as conquistas alcançadas pela mulher na sociedade que estão inseridas e como membros ativos desta comunidade, “provamos definitivamente que somos capazes de nos organizar e conseguir levar avante este grande projeto”, disse.
Muitos não acreditavam na durabilidade desta, mesmo algumas senhoras, que viam este projeto “morto” à sua nascença. Provamos ao contrário, e que nós mulheres conseguimos fazer parte do desenvolvimento da nossa comunidade e da sociedade que estamos inseridas, acrescentou Maria do Carmo.
Finalizou agradecendo a todos que fizeram deste evento mais um sucesso, e a todas as senhoras que têm participado nos eventos organizados, que cujos fundos doados pela Liga, já superaram o montante de CAD $ 150 mil dólares, sendo o CancerCare Manitoba o seu maior benificiário.
O espetáculo esteve a cargo do músico, compositor e interprete João Pimentel, e do cançonetista Arlindo Andrade, natural da Ilha de São Miguel e radicado nos Estados Unidos.








