Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
ENCONTRO DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA DISÁPORA AÇORIANA

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) – Fotografias de Antero Branco - 2016-04-26

Paulo Jorge Cabral, Diretor do Site PortugueseInManitoba e colaborador do Jornal O Mundial e Paulo Bergantim Diretor do LusoCanTv participaram de 22 a 26 de abril no Encontro dos Órgãos de Comunicação Social da Diáspora: Desafios Atuais e Futuros que se realizou nas Ilhas do Faial, Pico e São Jorge nos Açores.

O encontro teve início no dia 22 de Abril com uma sessão de abertura presidida por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro no Auditório do Centro de interpretação do Vulcão dos Capelinhos, seguindo-se uma conferência proferida pelo jornalista Dr. José Lopes de Araújo, intitulada “A Diáspora e os Média”
Neste mesmo dia da parte da tarde houve uma sessão de trabalho conjunta com os Órgãos de Comunicação dos Açores e da Diáspora, moderada pelo Professor Vamberto Freitas.

No final da tarde o grupo visitou a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde foi recebido por sua Excelência a Presidente da referida Assembleia, Dr.ª Ana Luísa Luís.

Nesta noite o grupo jantou no Restaurante “ Genuíno” propriedade de Genuíno Madruga, o velejador Picoense que por duas vezes deu a volta ao mundo como navegador solitário, sendo a primeira vez através do Canal do Panamá, e a segundo pelo Cabo Horn.

No segundo dia de trabalhos, dia 23 de abril assistimos a Sessão “O valor do Mar nos Açores” por Filipe Porteiro, Diretor Regional dos assuntos do Mar, seguindo-se a Sessão “Apresentação “Apresentação do Destino Açores” por Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes, que se realizou na Fábrica da Baleia da cidade da Horta.

Nesta mesma tarde a comitiva visitou o Jardim Botânico, em Pedro Miguel, Caldeira (cratera do vulcão) e Casa de Manuel da Arriaga, primeiro Presidente da República Portuguesa.

A Sessão “O Governo Regional e as Relações Externas – Comunidades, Cooperação e Europa foi apresentada por Paulo Teves, Diretor Regional das Comunidades, na impossibilidade da presença do Subsecretário Regional da Presidência e para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.

O programa do dia terminou com a apresentação dos programas “Azores Trail Run” que se realiza na Ilha do Faial e “Cyclin Azores” que se realiza em várias ilhas.

Domingo 24 de abril o grupo rumou com destino à Ilha do Pico, tendo atravessado o canal em lancha, que durou apenas 30 minutos.

O programa do dia começou com a visita à zona protegida daquela ilha, visitando a zona da Criação Velha, com explicação ao pormenor por Manuel Serpa, ex-deputado e historiador, que acompanhou o grupo durante a visita à ilha montanha.

As sessões de trabalho deste dia começaram com a apresentação por Hernâni Jorge com o tópico “Politicas Ambientais dos Açores, que decorreu na Casa Montana que se situa na montanha do Pico mesmo na zona aonde se inicia a escalada a pé.

Após o almoço e desta feita na Vila de Lajes do Pico, precisamente no Museu dos Baleeiros o grupo assistiu à conferência sobre “A Promoção da Cultura nos Açores” com alocução de Nuno Lopes, Diretor Regional da Cultura.
Depois de um passeio pela Vila das Lajes o grupo regressou a Vila da Madalena aonde foi recebido no Museu dos Vinhos daquela Vila, e assistiu à atuação do Grupo Folclórico da Criação Velha, terminando com uma degustação de vinhos e queijos dos Açores.

Segunda-feira, dia 25 de abril, feriado nacional comemorando o 42º aniversário da Revolução dos Cravos, foi dia de trabalho para o grupo de jornalistas da diáspora que visitaram a Pousada da Juventude em São Roque do Pico, assistindo à Sessão de trabalho “Políticas de Juventude nos Açores” orientada por Pilar Damião, Diretora Regional da Juventude.

Nesta tarde o grupo visitou o Museu da Industria Baleeira, antiga fábrica de transformação da Baleia (Cachalote) que deixou de laborar em 1984. A visita foi guiada por um dos antigos funcionários, que detalhadamente explicou como funcionou a referida fábrica desde a captura do cetáceo até a sua completa transformação.
De regresso à Madalena visitamos o Cella Bar, um pub restaurante, recentemente construído, tipicamente decorado e revestido co madeira de criptoméria japónica.

Ao final da tarde, os jornalistas da diáspora atravessaram o canal com destino a São Jorge, aonde se instalaram na Vila de Velas.

Dia 26 de abril dia destinado à Ilha do famoso queijo de São Jorge, começamos por visitar a União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios situada no Lugar da Beira, aonde é transformado o referido queijo e aonde laboram cerca de 40 mil litros de leite diariamente. Existem mais duas grandes cooperativas, uma no Topo e outra nos Lourais.

Antes da paragem para o almoço assistimos na Pousada da Juventude na Vila da Calheta a uma sessão de trabalho “Oportunidades de Investimento nos Açores” pelo Presidente do Conselho de Administração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), Arnaldo Machado.

Da parte da tarde nesta mesma vila da Calheta tivemos a oportunidade de visitar a fabrica de Santa Catarina de Industria Conserveira, aonde laboram toneladas de atum para conserva, uma das entidades patronais em que mais empregam mais trabalhadores no Concelho especialmente a força laboral feminina.

A Caminho da Fajã dos Vimes aonde visitamos a única plantação de café da Europa, propriedade do Senhor Nunes fizemos paragem obrigatória no Museu Francisco Lacerda.

Depois de um périplo através de três ilhas do grupo central, com um programa muito intenso de trabalho e visitas, participamos Velas à Sessão de Encerramento por Paulo Teves, Diretor Regional das Comunidades, aonde todos os participantes do congresso contribuíram com um depoimento sobre o encontro.

O jantar de encerramento que contou com a participação de três deputados ao Parlamento Açoriano, eleitos pelo ciclo eleitoral de São Jorge teve a animação do conjunto musical “Os Severinos”.

No dia seguinte as quatro dezenas de jornalista que participaram no encontro regressaram aos seus países de acolhimento, Canadá, Estados Unidos, Bermudas e Brasil, com uma grande missão promover o destino Açores.
www.portugueseinmanitoba.com
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba, Canadá