Double click here to view photo gallery by Carlos Sousa
Clique aqui para ver reportagem fotográfica de Carlos Sousa
CENTRO  ELOHIM  ADONAI  CESSA  A  SUA  ATIVIDADE  E  COMPARTILHA  SEUS  BENS  COM  VÁRIAS  ORGANIZAÇÕES.

Reportagem: Maria José Correia (Texto) – Carlos Sousa (Fotografias)

Após  15 anos de existência a favor dos mais necessitados, esta Organização encerrou as suas portas no passado mês de Maio.

No dia 30 de Setembro houve uma bonita e comovente tarde, onde foram distribuídos  os donativos provenientes da venda do edifício. Depois dos débitos terem sido todos pagos, os lucros reverteram a favor de bastantes Organizações.

Dona Maria Joao Dutra, coração generoso e cheio de amor ao próximo, dedicou 15 anos da sua existência, a suavizar a vida dos mais necessitados... E agora, ao encerrar as portas, ainda favoreceu monetariamente, Organizações de Beneficência.

Com a ajuda do Winnipeg Harvest que fornecia todo o tipo de mercearias, vegetais, frutas e legumes, soft drinques, etc., foi possível matar a fome a centenas de pessoas famintas, semana após semana. Contou sempre com a ajuda valiosa de seu marido, Henry Dutra e de um valoroso grupo de voluntarias(os) que ano após ano, nunca a abandonaram.

A saúde de dona Maria Joao foi-se deteriorando e chegou a uma altura que o seu médico a aconselhou a ir para casa repousar, pois não aguentaria muito mais naquele ritmo de vida. Ainda fez um apelo a quem quisesse aproximar-se e ajuda-la, mas não teve êxito nesta sua tentativa e foi mesmo necessário por o Edifício à venda.

E foi assim que, no dia 30 de Setembro, houve um almoço de confraternização, no Hotel  CANADA  IN, e após o mesmo, se procedeu a entrega dos envelopes com os donativos, provenientes da referida venda.
A primeira a ser chamada foi a Presidente da Liga Solidaria da Mulher Portuguesa, Dona Maria do Carmo Cabral, que recebeu um cheque gigante, no valor de $ 10.000 Dólares, destinado ao Breast Cancer Foundation. Ouviu-se uma grande ovação na sala, pois foi um enorme donativo, apreciado por todos, que não esperavam tao grande quantia...

Depois foram sendo chamados os representantes das diversas Organizações presentes para entrega dos envelopes, que passamos a enumerar: Heart Stroke Foundation,  Winnipeg Foundation,  Kidneys Disease, 6 diferentes Igrejas,  Osteoporosis Foundation,  Winnipeg Harvest,  Breast Cancer,  3 School Scolarships, Grace Hospital, Seven Oaks Hospital, Knigts of Columbos,  Liga dos Combatentes de Winnipeg,  Jornal  O  MUNDIAL, Programa de Radio Voz Lusitana,  Casa dos Açores,  Kids Cuba Foundation,  Horses Recreation Parque,  Kidds Soccer,  Missionaires of North End, Missionaires of Saint MotherThereza,  All Teraphy of Manitoba, Cronic Disease of North End, North Reunion of Kids Criminal, João Pimentel e Jordan Correia.

Dona Maria Joao Dutra ao iniciar, dirigiu-se aos presentes, muito comovida, agradecendo toda a colaboração prestada e explicando que, não foi possível continuar, devido a sua frágil saúde, embora tivesse desejos de o fazer...

Antes da refeição, o Sr. Padre de Santo Malo foi ao microfone proferindo uma linda Acão de Graças falada e cantada, em louvor de Jesus Cristo.  Durante o almoço sua filha Diana, também dirigiu eloquente mensagem a sua Mãe, elogiando o seu trabalho no Centro Elohim Adonai, durante todos estes anos.
Apos a comida, Dona Maria João chamou o nosso Cônsul Sr. Paulo Cabral, para dirigir umas palavras, o que Ele fez. Explicou muito detalhadamente que, desde o início, sempre apoiou o trabalho que esta Senhora se propunha fazer e durante os anos que o Centro Elohim Adonai funcionou, esteve sempre pronto a ajudar... Foi na verdade, uma obra benemérita, mitigando a fome aos mais carenciados!... Despediu-se e, entre outras palavras, elogiou todo o percurso destes 15 anos espalhando caridade, e desejava de todo o coração, boas melhoras e uma vida mais descansada... 

Foi muito aplaudido!...

O Sr. Padre de St. Malo cantou umas cancões de origem religiosa, que foram do agrado geral.
Antes de findar esta tarde, tão amigável e de confraternização, Dona Joyce Guerra Proprietária e Diretora do Jornal  O  MUNDIAL, declamou uma bonita poesia, dedicada a dona Maria João, versos de sua autoria, que foram muito apreciados e aplaudidos.

Deus acompanhe o Casal Dutra e toda a nossa Comunidade. É preciso ter presente que a União faz  a Forca, e se fizermos  CARIDADE, Deus nos ajudará...
portuguese
inManitoba.com
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba, Canadá