Celebração em Winnipeg, Manitoba do DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

REPORTAGEM:
Texto: Agostinho Bairos
Fotos e Vídeo: Fátima Sousa e Tony Soares

Na manhã do dia 10 de Junho na missa do Anjo da Guarda de Portugal, celebrada na Igreja da Imaculada Conceição, paróquia da comunidade portuguesa de Winnipeg e após dois anos de interrupção devido à pandemia, iniciaram, nestas paragens do Canadá Central, as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas..

Na sua homilia o pároco celebrante, Reverendo Padre André Lico, recordou que Portugal havia nascido com a missão específica de propagar a fé cristã.  Mencionou ainda as batalhas de Ourique e de Santarém assim como a instituição por Dom Afonso Henriques da Ordem da Cavalaria Militar de São Miguel da Ala devido à ajuda recebida do Arcanjo São Miguel durante a luta contra os infiéis em Santarém.

No fim da celebração o cônsul de Portugal em Manitoba, Sr. Paulo Jorge Cabral, que esteve presente com a sua esposa, Dona Maria do Carmo, foi convidado a usar da palavra.

No mesmo dia pelas sete da noite um elevado número de pessoas encontrava-se presente no Centro Cultural, sede da Associação Poruguesa de Manitoba, para participar num convivio em celebração do Dia de Portugal.

A cerimónia inciou com o desfile de vários membros do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, seguindo-se os hinos pela Banda Lira de Fátima.  A Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da APM, a advogada Nancy Gonçalves,  deu as boas vindas a todos os presentes incluindo os convidados que representavam as várias organizações comunitárias: o Rev. Padre Lico, o Cônsul Paulo Cabral, os presidentes da Associação Portuguesa de Manitoba; do Centro Cultural Açoriano - Casa dos Açores; do Centro Português - Casa do Minho;  do Núcleo da Liga dos Combatentes; da Filarmónica - Banda Lira de Fátima; da Associação de Comerciantes e Empresários e da presidente da Liga Solidária da Mulher, assim como a diretora do Jornal Navegante/Mundial,  o locutor do Programa Portugês na Radio CKJS, e ainda o director e o fotógrafo  do Lusocan TV.

Em seguida falou o Cônsul Paulo Cabral que, ao concluir, fez a apresentação da mensagem gravada enviada pela “Premier” de Manitoba” Hon. Heather Stefanson que saudou a comunidade neste Dia de Portugal. Foi também apresentada a mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

Vários grupos folclóricos da comunidade actuaram sendo estes: os Luzitos da Associação; o Rancho da Casa dos Açores; o Rancho da Casa do Minho e o Rancho Alegria da APM.  Em seguida usaram da palavra o Director de Cultura da Associação, Sr. Carlos Neta, que foi o organizador e grande impulsionador deste evento e ainda o Presidente da Direção da Associação, o Sr. Justin Santos, que agradeceu a presença de todos e o contributo dos voluntários.

O bem conhecido e muito apreciado cantor/compositor da comunidade, João Pimentel, encerrou o espetáculo com a apresentação de várias canções do seu vasto reportório. Foi, sem dúvida, uma noite de convívio bastante agradável e apreciada pois há já muito tempo não tínhamos tido a oportunidade de conviver e celebrar.

Na manhã do dia seguinte, com início às 11 da manhã, junto ao Monumento aos Combatentes por Portugal, teve lugar uma cerimónia de Homenagem a Monsenhor Pedro Fernandes [artigo separado] com a presença de um grande número de veteranos portugueses e canadianos.

A missa das nove na Igreja da Imaculada Conceição, no Domingo dia 12 – Solenidade da Santíssima Trindade – fez também parte das celebrações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas por ter sido a Missa da Coroação do Império do Espírito Santo da Casa dos Açores.  À tarde foi servida uma refeição com Sopas do Espírito Santo no Centro Cultural Açoriano onde o Presidente da Casa dos Açores, Sr. João Paulo Melo, e o Cônsul de Portugal em Manitoba, Sr. PauloJorge Cabral, usaram da palavra e deram por encerradas as celebrações deste ano.
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA