HOMENAGEM A MONSENHOR PEDRO FERNANDES PELO NÚCLEO de WINNIPEG DA LIGA DOS COMBATENTES

Texto: Agostinho Bairos
Fotografias: Fátima Sousa
Vídeo: Tony Soares
11JUN2022

Incluída nas Celebrações do Dia de Portugal, de Camões de das Comunidades, realizadas na Cidade de Winnipeg, Manitoba, teve lugar no Sábado dia 11 de Junho, uma Cerimónia de Homenagem a Monsenhor Pedro Fernandes de saudosa memória.

O Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, sob a liderança do seu presidente, Sr. Pedro Aires Correia, teve a feliz ideia de fazer construir no recinto do Monumento aos Combatentes por Portugal no Cemitério Chapel Lawn uma coluna de mármore sobre a qual se encontra uma placa homenageando o sacerdote, Pedro Fernandes, natural de Goa, que durante 25 anos foi o líder religioso da comunidade católica da cidade de Winnipeg.

Foi uma cerimónia que incluiu a benção da placa com a dedicatória e foto de Monsenhor, pelo Reverendo Padre André Lico, pároco da Imaculada Conceição e capelão do Núcleo. Esteve também presente o cônsul de Portugal em Manitoba, Sr. Paulo Jorge Cabral que usou da palavra e elogiou a memória de Monsenhor Fernandes e a iniciativa do Núcleo.

A Sra. Malya Marcelino, membro da Assembleia Legislativa de Manitoba, pelo círculo eleitoral Notre Dame, em representação do Governo de Manitoba, saudou os presentes e fez referência ao grande Apóstolo da Índias, São Francisco Xavier, de quem Monsenhor era um grande devoto.

Agostinho Bairos, um dos pioneiros da comunidade e amigo de Monsenhor Fernandes falou sobre a obra deste grande homem que dedicou a sua vida ao serviço do Povo de Deus não apenas como sacerdote, mas também como intercessor de muitos recém-chegados perante as autoridades da Emigração. Terminou citando as palavras do Padre António Vieira “Deus deu a Portugal um país pequeno como berço e o mundo inteiro para sepultura.” Quem diria que um dia tantos combatentes e emigrante haviam de ser sepultados nestas paragens do Canadá central tão distantes da sua terra natal.

Várias coroas de flores foram colocadas junto ao monumento por diferentes entidades e personalidades incluindo veteranos, a Sra. Conceição Oliveira, a Sra. Célia Vieira e o Membro da Marinha Mercante, Sr. Leonete Correia.
Medalhas de Dedicação e Serviço foram atribuídas à Sra. Fátima Sousa, fotógrafa e voluntária do Núcleo assim como ao Sr. Francisco Coelho que tem dedicado muitas horas de serviço voluntário ao grupo dos Combatentes.
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA