NÚCLEO DE WINNIPEG DA LIGA DOS COMBATENTES POR PORTUGAL PARTICIPA NA CERIMÓNIA DO DIA DO ARMISTÍCIO EM WINNIPEG
Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Tony Soares (Fotografias) - 2017-11-11
Em Winnipeg, Canadá, numa manhã gélida aonde os termómetros indicavam temperaturas negativas, decorreram no passado dia 11 de novembro as cerimónias comemorativas do Dia do Armistício no interior do Centro de Convenções desta cidade, com a participação de cerca de cinco mil pessoas.
Não faltando ao compromisso de vários anos, o Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal participou nas referidas cerimónias, aonde também se associou Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba.

Muitas individualidades em representação de entidades civis e militares fizeram-se representar, destacando-se a presença de Janice Filmon, Governadora da Província de Manitoba, Brian Pallister, Premier da Província de Manitoba, Dan Vandal, Deputado Federal em representação do Primeiro Ministro do Canadá, Brian Bowman, Presidente da Câmara Municipal de Winnipeg, representantes dos três ramos das Forças Armadas Canadianas, e várias associações de veteranos.

Mais uma vez e como tem sido habitual Pedro Correia e Luís Vicente, em representação do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, depositaram a grinalda de flores junto do monumento do soldado falecido, e o combatente Alcides Almeida participou na cerimónia da transferência da “Tocha”.

Após estas celebrações os membros do núcleo de Winnipeg deslocaram-se ao Cemitério Chapel Lawn, e aí junto ao Monumento dedicados aos Combatentes por Portugal realizaram uma pequena cerimónia.

O Dia do Armistício simboliza o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial em 11 de novembro de 1918. A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã - a "undécima hora do undécimo dia do undécimo mês".

Este ano celebrou-se o centenário desta efeméride, como também o 73º aniversário do “VE Day” na Europa e o “VE Day” no Japão.