Conselho Mundial das Casas dos Açores reuniu-se em Winnipeg, no Canadá

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promoveu a XXIV Assembleia geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA), de 2 a 4 de setembro findo, no Canadá, na cidade de Winnipeg.

A realização deste encontro teve como principais objetivos a análise e o debate acerca dos principais desafios que as Casas dos Açores enfrentam atualmente, sendo a sessão de abertura presidida pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, em representação do Presidente do Governo Regional.

Participam nesta reunião os dirigentes das instituições que se encontram sediadas no Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Bermuda, Portugal Continental e Madeira e a recém-criada Casa dos Açores do Estado do Espírito Santo, na qualidade de observadora.

Também nesta reunião participou Paulo Jorge Cabral, conselheiro eleito por Manitoba, que representa o Conselho de Diáspora Açoriana.

Da programação do encontro destaca-se a realização de sessões plenárias, bem como a entrega das Medalhas de Mérito à Banda Portuguesa Lira de Fátima de Winnipeg e empresa Bee Clean Building Maintenance, e a da Menção “Produto Açoriano de Qualidade” - Compota de Figo, produzido pela Quintal dos Açores.
Este órgão reúne-se anualmente em assembleia geral e tem uma presidência rotativa assumida, este ano, pela Casa dos Açores de Winnipeg, que celebra 30 anos de existência.

Integram este Conselho Mundial as Casas dos Açores de Lisboa, Rio de Janeiro, Hilmar, Quebeque, Norte, São Paulo, Nova Inglaterra, Ontário, Winnipeg, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Bermuda, Maranhão e Madeira.
O Conselho Mundial das Casas dos Açores foi criado em 13 de novembro de 1997, na ilha do Faial, cidade da Horta, com o objetivo de promover e desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora no mundo e para o desenvolvimento de relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e as regiões de implantação de cada uma das Casas dos Açores.
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA