Mais de 300 pessoas participaram no Jantar do Bacalhau na Casa dos Açores de Winnipeg

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Fátima Sousa (Fotografias), Cortesia de C.S.P.V - 30.MAR.2019

O Bacalhau foi mais uma vez o “Rei” da festa, deste evento que é anualmente organizado pela Casa dos Açores de Winnipeg, que se realizou este ano no passado dia 30 de março.

Sentados à mesa, em torno de um prato de bacalhau, fala-se na Língua de Camões e comentam-se, falava-se e ponha-se em dia assuntos da Comunidade Portuguesa. O ritual repete-se praticamente todos os anos nesta cidade, desde a fundação desta organização.

Entre os convivas salientava-se a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba e esposa, Padres André Lico e Rodrigo Anholetto, Irmãs Karine e Dédé, da Paróquia da Imaculada Conceição, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima e Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Filipe Alves, Presidente da Casa do Minho, Paulo Bergantim da Luso Can TV, João Cardoso da Radio Voz Lusitana e Fátima Sousa da CSPV.

Após as boas-vindas pelo Mestre-de-Cerimónias João Cardoso, os referidos padres André e Rodrigo proferiram a oração de Ação de Graças.

O jantar foi confecionado e servido pelos voluntários da Casa dos Açores, que mesmo com casa cheia fizeram um serviço rápido e eficiente.

Após o jantar atuaram os grupos folclóricos da Casa dos Açores “Ondas Azuis” e “Ilhas de Bruma”

João Cardoso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral Casa dos Açores na sua alocução agradeceu aos voluntários encarregues daquele jantar e anunciou a continuação do entretenimento que consistiu de uma cena de pesca de bacalhau ao largo da costa, de autoria de Nélia Soares, Vice-presidente de Programas, ao som da canção “O Mar dos Açores” imortalizada por Sérgio Mourato, com os jovens pescadores, interpretados por Nathan Roque e Carolina Ávila, sentados num barco de pesca, e o jovem Martinho Costa, ostentando um “bom” bacalhau, que acabaria por ser leiloado no final do serão.

O entretenimento musical esteve a cargo dos conceituados artistas, João Pimentel, radicado em Winnipeg, e do artista convidado Tony Câmara, residente em Toronto. A atuação de ambos agradaram a audiência pois a pista de dança estava sempre repleta de convivas.
Double click the pictures to view photogallery - Carregue nas fotos para ver reportagem
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA