Double click the picture to view photo gallery / Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica
Casa dos Açores
17.ª SEMANA CULTURAL AÇORIANA EM WINNIPEG
Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) – Fátima Sousa / Tony Soares e João Paulo Melo (Fotografias) – 13.NOV.2017
Sexta-feira (10) e Sábado (11) foram os dias dedicados à cantoria ao desafio, para este cartaz José Santos, Presidente da Associação de Cantadores e Tocadores ao Desafio dos Açores, e Coordenador da Semana Cultural reuniu neste cartaz os improvisadores Paulo Miranda (Açores), António Azevedo (Califórnia, EUA), Victor Santos (Pawtucket, EUA), Jorge Martins (Açores / Toronto), António Arruda (Winnipeg), João Pavão (Winnipeg) e José Santos (Açores/Winnipeg).
Nos instrumentos musicais, salientamos a presença diretamente de Portugal dos mui conceituados músicos Emanuel Coelho (Terceira, Açores) e Ricardo Martins (Algarve) e o tocador local Henrique Braga.
O cartaz de sexta-feira terminou as tradicionais “Velhas” e “Desgarrada” com a participação de todos os cantadores. No sábado terminou com as “Velhas” e Pézinho, seguindo-se da apresentação dos certificados de participação entregues por João Paulo Melo, Presidente da Direção.
Domingo, dia 12 foi celebrada missa na Igreja da Imaculada Conceição em memória dos sócios falecidos.
Pelas 15 horas e 30 minutos deu-se início ao programa de encerramento da semana cultural com o tradicional Cozido à Portuguesa, confecionadas e servidas pelos voluntários da Casa dos Açores.
Presidiu a este almoço de encerramento, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Dr. Paulo Teves, Diretor Regional das Comunidades, Mike Pagtakhan, Vereador Municipal da cidade de Winnipeg, Álamo de Oliveira, Poeta e Escritor, José Santos, Coordenador da Semana Cultural, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Liga da Mulher, Dr. Mário Jorge Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Johnny Gonçalves, Presidente da Casa do Minho, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Luís Dias, Presidente da Banda Filarmónica Lira de Fátima, e muitos representantes de firmas patrocinadores.
A primeira parte de entretenimento contou com a participação dos grupos folclóricos “Ondas Azuis”, “Ilhas de Bruma” e Memórias da Nossa Terra” da Casa dos Açores, Grupo de Flamenco “Sol de Espanha”, Rancho “Juventude” da Associação Portuguesa, Rancho “Aldeias de Portugal” da Casa do Minho e atuação da Banda Lira de Fátima sob a regência da maestrina Maria Dias Carreira.
De seguida foi inaugurada a biblioteca da Casa dos Açores que foi atribuída o nome de “Biblioteca Álamo de Oliveira”, que contou com a presença do homenageado.
Antes da finalização do evento o Trio do Fado” composto pelo fadista Francisco Ourique, acompanhado pelos músicos Ricardo Martins e Emanuel Coelho voltaram a atuar e foram fortemente aplaudidos.
João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, depois de obsequiar placas comemorativas aos convidados e ao coordenador da semana cultural, em breves palavras agradeceu a presença de todos, e de um modo especial agradeceu a todos os voluntários, setor por setor, os quais fizeram possível para o bom sucesso deste evento.
O evento foi oficialmente encerrado pelo Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral.
Durante toda a semana esteve patente uma exposição cultural da autoria de Geraldina Sousa e Stephanie Aguiar, a qual foi muito elogiada por aqueles que frequentaram a Casa dos Açores.
O serão terminou com música para dança por Francisco Ourique e Hermano Silva.
A semana Cultural da Casa dos Açores de Winnipeg realizou-se mais uma vez nesta cidade, e foi celebrado a décima sétima edição do certame.
Com início no dia 5 de novembro, a cerimónia de abertura, contou com a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg, vários dirigentes associativos, entres eles encontravam-se o Presidente da Banda Lira de Fátima, Luís Dias, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Paulo Bergantim, Diretor da LusoCanTv, Jocelinda Guerra, Diretora do Jornal “O Mundial" e João Cardoso do Programa de Radio da CKJS.
Após as palavras de boas-vindas pelo Presidente da Assembleia Geral, Direção da Casa dos Açores e do coordenador do evento, respetivamente João Cardoso, João Paulo Melo e José Santos, e de Mike Pagtakhan, Vereador da Câmara Municipal de Winnipeg, entreviu o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral, que apresentou saudações em nome do governo de Portugal, falou do contributo da Casa dos Açores na manutenção da cultura e tradições portuguesas nesta cidade, terminando abrindo oficialmente as festividades da Semana Cultural dos Açores em Winnipeg.
Após os hinos nacionais de Portugal, Canadá e da Região Autónoma dos Açores, atuaram os grupos folclóricos da Casa dos Açores, “Ondas Azuis”, “Ilhas de Bruma” e “ Memórias da Nossa Terra”, o Grupo de Fados, composto pelo Fadista Francisco Ourique, músicos Ricardo Martins, à guitarra portuguesa, vindo do Algarve e Emanuel Coelho, à viola do fado, vindo da Ilha Terceira, e o cançonetista local Hermano Silva e novamente em palco desta feita intervindo como cançonetista, Francisco Ourique.
Segunda-feira (6), a terça-feira (7) de Novembro, aturam os Grupos Folclóricos da Casa dos Açores, o grupo de Fados, Francisco Ourique e Hermano Silva.
Na quarta-feira, dia 9, a par do que aconteceu no dia anterior aturam os Grupos Folclóricos da Casa dos Açores, seguindo-se a atuação do Grupo de Teatro "Alma Lusa" sob a direção técnica de Paulo Delgado, e uma seção de Fados por Francisco Ourique, acompanhado pelos músicos supra mencionados, tendo o serão terminado com a atuação do cantor local Luís Salsa e do cançonetista convidado Francisco Ourique.
Na quinta-feira, dia 10, dia designado à prova gastronómica, o evento começou com a palestra pelo Escritor e Poeta Álamo de Oliveira, que falou sobre o tema das Danças de Carnaval da Ilha Terceira, seguindo-se a exibição do Grupo Folclórico “Ilha do Sol” que interpreta folclore da Ilha de Santa Maria.
Na sequência do entretenimento destinado a este dia, atuou também o grupo folclórico “Memorias da Nossa Terra” da Casa dos Açores, que após a sua atuação cedeu o palco a Victor Santos, artista Terceirense radicado em Pawtucket, Estados Unidos da América, homem de vários talentos, cantor, músico, compositor, letrista.
O artista convidado pela Casa dos Açores para este dia foi João Pimentel, que como sempre “canta e encanta”, apresentando várias melodias do seu reportório.
O serão terminou com a atuação com uma sessão de fados pelos fadistas convidados e canções por Francisco Ourique.
A apresentação do programa destes primeiros 5 dias esteve a cargo de J P Cardoso, locutor / produtor do Programa de Rádio “Voz Lusitana”.
Brevemente / Soon