Com o salão de festas repleto e decorado com cores predominantes de roxo e branco a Casa do Minho de Winnipeg celebrou mais uma Festa da Páscoa, que decorreu no passado domingo 21 de Abril de 2019.

A tradicional visita Pascal “compasso” que foi neste ano liderada pelo reverendo Padre Rodrigo Anholetto acompanhado pelo Padre André Lico e mordomos da festa: João e Paula Marques, Mário e Alexandra Rodrigues e Ted e Susie Cruz

A convite da Direcção da Casa do Minho, estiveram presentes para este evento, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg, Vivian Santos, Vereadora Municipal, Luís Dias, além dos mencionados sacerdotes, encontravam-se presentes as irmãs Irmãs Deigivan e Karina, Presidente da Banda Lira de Fátima, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga da Mulher de Manitoba, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, Sally Correia, Diretora do Jornal “O Mundial”, João Cardoso, produtor da rádio “Voz Lusitana” e Paulo Bergantim da LusoCanTv.

Esta tradição tao conhecida duma forma particular no Norte de Portugal, não só sob o aspeto de religiosidade popular, mas também pela hospitalidade de que e sinónimo, e esperada ao longo do ano.

Após a cerimónia religiosa que terminou com o “beijar da cruz”, e depois da intervenção do Padre André Lico, que abençoou os alimentos, foi servido o almoço tradicional da Páscoa, que consistiu de canja, bacalhau à Brás, peito de galinha panado e o tradicional cabrito, que segundo os conhecedores da tradição, foi “escutado” muitos comentários que estava uma delícia.

A seguir ao almoço foi servida uma soberba mesa de frutas e sobremesas, que se encontrava instalada no palco.

Há-que se salientar mais uma vez os esforço e dedicação da equipa de voluntários que confecionou a refeição e a serviu com o esmerado serviço que sempre é esperado da Casa do Minho.

No final do evento foi anunciado os novos mordomos da festa para o ano de 2020, que são Padres André Lico e Rodrigo Anholetto (Paróquia Imaculada Conceição), Luís e Lurdes Dias (Banda Lira de Fátima) e Paulo Jorge e Maria do Carmo Cabral (Consulado de Portugal.)
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA
Casa do Minho de Winnipeg Celebra a Páscoa com a tradicional visita e banquete Pascal

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Dela Silva (Fotografias) - 21.ABR.2019