Banda Lira de Fátima
45 anos a dar-nos música

Texto: Paulo Delgado - Fotos de Fátima Sousa (CSPV)  2018.OUT.13
No passado sábado dia 13 de outubro realizou-se como já vem sendo tradição o jantar de aniversário da Banda Lira de Fátima na sede da Associação Portuguesa de Manitoba. A banda comemorou o seu quadragésimo quinto aniversário.

Ao longo destes 45 anos a Banda tem representado e dado a conhecer de forma exemplar a cultura e as tradições portuguesas, não só em Winnipeg bem como pelas comunidades de expressão Portuguesa no Canadá e nos Estados Unidos. Pelo valor e pela importância do trabalho que desempenha desde cedo a Associação Portuguesa de Manitoba tem patrocinado e facilitado este jantar anual de aniversário.

Com a sala cheia, Sara Dias teve a cargo a função de Mestre de Cerimónias, convidou o Sr. Padre Tiago Coloni a abençoar a refeição. Da lista de convidados destacam-se o Sr. Paulo Cabral Cônsul Honorário de Portugal, Dr. Mário Santos Presidente da APM, Sra. D. Maria Cabral Presidente da Liga da Mulher Solidária, Sr. João Paulo Melo Presidente da Casa dos Açores, Sra. D. Lorena Galante Presidente do Conselho Pastoral, Sra. D. Vivian Santos Cidade de Winnipeg, Sr. Padre Tiago Coloni Presidente da Assembleia Geral da Banda Lira de Fátima, Sr. Padre Sam da Igreja Italiana, Sr. Pedro Correia Presidente da Liga dos Combatentes, Sr. João Cardoso Rádio CKJS, Sr. Roger Ribeiro antigo Presidente da Casa do Minho e o Sr. Arestides Franco vindo de Vitória BC.

Depois da refeição foi a vez do Sr. Paulo Cabral, do Dr. Mário Santos e Vivian Santos em nome de Mike Pagtakhan, agradecerem o convite e enaltecerem o trabalho desenvolvido pela Banda e a sua importância na promoção de Portugal, deixando um incentivo para continuarem por muitos mais anos.

O programa da noite começou com o Rancho Folclórico Alegria da APM, seguiu-se o Rancho Folclórico Pérolas da Nossa Banda da Banda Lira de Fátima. Hermano Silva animou a sala com a sua música. O rancho Pérolas da nossa Banda aproveitou a ocasião para homenagear o Sr. Arestides Franco, nomeando-o assim padrinho do grupo. Pois foi graças a ele que este grupo resolveu começar. De salientar que o novo “padrinho” fez questão de dançar com o grupo esta noite.

O Sr. Luís Dias, Presidente da Banda, tomou a palavra para agradecer a todos a presença e o carinho demonstrado pela instituição a que preside. Aproveitou ainda para lembrar e homenagear o falecido Vasco Castro, um amigo da Banda e fotografo da nossa comunidade.

Seguiu-se então o momento mais esperado da noite, o concerto pela Banda Lira de Fátima. Sob a Direção da Maestrina Maria Carreira, tocou e encantou os presentes. Para terminar Hermano Silva voltou ao palco e convidou os presentes a dançarem. Terminando desta forma mais uma noite de aniversário da Banda Lira de Fátima.