Double click the to view photo gallery by Fátima Sousa e Tony Soares Clique na para ver reportagem fotográfica de Fátima Sousa e Tony Soares
43° Aniversário da Banda Lira de Fátima Reportagem: Catarina Pereira (Texto) – Fátima Sousa e Tony Soares (Fotografias) – 15OUT2016
No passado dia 15 de Outubro, a Associação Portuguesa de Manitoba recebeu na sua casa o 43° Aniversário da Banda Lira de Fátima. Mas muito mais que um aniversário, esta foi a ocasião para relembrar e homenagear os 50 anos da chegada à Comunidade do Monsenhor Fernandes.
Para além de mais de 30 anos ao serviço da comunidade como sacerdote, Monsenhor Fernandes foi um dos fundadores da Banda Filarmónica Lira de Fátima e o seu primeiro presidente da Assembleia Geral. Nas palavras do Sr. Cônsul de Portugal em Winnipeg, Paulo Cabral, Monsenhor Fernandes “(…) foi, e sempre será um ícone nas nossas vidas, que contribuiu incansavelmente e incondicionalmente com o desenvolvimento socio-religioso da comunidade portuguesa desta província (…)”
A noite começou com a actuação da Banda Filarmónica Lira de Fátima que tocou e encantou quem assistiu a este espectáculo.
Após a oração do Padre André Lico, que louvou a Banda Lira pelo seu aniversário e também pela sua iniciativa nesta bonita homenagem a um religioso que tanto de si deu a esta comunidade, o jantar decorreu sempre acompanhado de espectáculo de som e imagem. A actuação do Grupo Folclórico Juventude da Associação Portuguesa de Manitoba fez a sala encher-se de aplausos pela energia e qualidade da sua actuação. E, depois deste espectáculo de dança a noite foi preenchida pelas actuações de três nomes maiores do panorama musical luso-canadiano, Henrique Cipriano, Miguel Domingos e Hermano Silva.
Sarah Dias, filha do Presidente da Banda Lira de Fátima, foi a mestre de cerimónias e muito graciosamente desempenhou as suas funções.
O final da noite foi preenchido com uma simbólica homenagem ao Sr. Luís Dias pelos seus anos de esforço e dedicação na liderança da Banda Filarmónica Lira de Fátima.
Entre os nomes presentes e os ausentes, muitas foram as palavras de reconhecimento e encorajamento a esta banda que nas palavras do Sr. Cônsul de Portugal em Winnipeg, Paulo Cabral, é hoje “uma entidade imprescindível para a comunidade Portuguesa de Manitoba” promovendo a cultura portuguesa em cada concerto.