Associação Portuguesa de Manitoba

52 anos de grupos folclóricos

Reportagem:
Paulo Delgado (Texto)
Paulo Delgado e Fátima Sousa (Fotografias) - 2019ABR27

No passado Sábado dia 27 de Abril os ranchos folclóricos da Associação comemoraram o seu quinquagésimo segundo aniversário. As portas abriram às 6 e rapidamente a sala encheu. Enquanto isso no primeiro andar cerca de 150 dançarinos preparavam-se. Ensaiadoras e ajudantes aprumavam todos os detalhes das diversas fardas. Pelas 7 da tarde os dançarinos desfilaram pela sala aprumados perante os olhares orgulhosos dos familiares. Tomaram os seus lugares para desfrutarem da refeição com os presentes.

Sandra Melo, foi uma das apresentadoras de serviço da noite e convidou Vitória Dias a dar graças pela refeição que iria ser servida. Como não poderia deixar de ser aos dançarinos, as estrelas da noite, foi-lhes servida a refeição primeiro. Enquanto a refeição continuava a ser servida o mágico Ken subiu ao palco e encantou com a sua magia pequenos e graúdos.

Depois da refeição, e porque no jantar do aniversário da APM ainda não tinham sido eleitos os corpos gerentes, o Sr. José Dias Presidente da Mesa da Assembleia Geral tomou da palavra para apresentar os corpos diretores para 2018/2019.  Assim da Direção: Fátima Gomes Carreiro - Presidente, Paulo Delgado - Vice-Presidente, Armindo Brás - Tesoureiro, Talita Carreira - Secretária, Geraldina Sousa - Diretora Bingo, Tiago Santos - Diretor do Património, Arminda Domingos - Diretora da Cozinha, Luís Vicente - Diretor dos Bares e Segurança, Sandra Melo - Diretora da Cultura, Sónia Raulino - Diretora dos Ranchos, Ashley Gata - Diretora da Juventude, Luís Aguiar - Diretor do Som, Dora Silva - Diretora da Ação Social e Justin Santos - Diretor do Desporto. Da Mesa da Assembleia geral fazem parte: José Dias - Presidente, Nancy Gonçalves - Vice-Presidente e Ana Agostinho - Secretária. Do Concelho Fiscal: Alcides Almeida - Presidente, Albino Felizardo - Vice-Presidente e António Azevedo - Secretário.

Depois da apresentação, a Presidente Fátima Gomes Careiro tomou da palavra para agradecer a todos a confiança nela depositada, agradeceu a todos dançarinos o empenho que demonstram ao longo do ano bem como a todas as ensaiadoras e pessoas que as ajudam. Agradeceu à Diretora do Rancho Sónia Raulino. Agradeceu ainda ao incansável trabalho e dedicação do último ano há Lucinda Palmeiro, Carminda Benavides e Zita Lopes na confeção e renovação do guarda roupa dos Ranchos.

Sylvia Câmara a segunda apresentadora da noite anunciou então o momento mais esperado da noite, os ranchos. Assim grupo Infantil ensaiado pela Elizabeth Southby abriu a noite, seguiram-se os Luzitos ensaiados pela Leonor Tavares, depois a Mocidade ensaiados pela Kaitlin Cabral, os Juventude ensaiados pela Ashley Gata e por fim os Alegria ensaiados pelo Mathew Oliveira. Comum a todos os grupos foi o empenho e o orgulho com que subiram a palco para dançarem e encantarem.

Uma noite agradável e bem passada, uma vez mais foi com orgulho que se viram sentados á mesma mesa várias gerações partilhando o interesse pela cultura portuguesa. Um muito obrigado a todos os dançarinos dos grupos, aos pais por despertarem o interesse e pelo tempo investido semana após semana a trazerem as crianças aos ensaios e por fim a todos os ensaiador e assistentes que semanalmente investem o seu tempo em aprimorar os dançarinos. Um obrigado há equipa que nos últimos meses têm arduamente renovado, ajustado e reparado os guarda-roupas dos grupos para que se apresentassem hoje de forma impecável. Por fim obrigado a todos os voluntários que trabalharam para que esta fosse mais uma noite agradável para todos.
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA