
Folklorama 2016 – Pavilão de Portugal – Associação Portuguesa de Manitoba.
Reportagem: Jocelinda Guerra (Texto) – Dela Silva e Altina Sousa (Fotografias) – 2016.AGO.13
Uma vez mais o maior Festival multicultural da América do Norte fez da cidade de Winnipeg um mundo em miniatura.
Durante duas semanas o Folklorama, que terminou no passado dia 13 de Agosto, ofereceu às comunidades étnicas desta cidade a oportunidade de partilhar a sua cultura com milhares de visitantes, muitos deles vindos de várias partes do Canadá e Estado Unidos da América.
A nossa comunidade esteve novamente representada na segunda semana pelo Pavilhão de Portugal, no Centro Cultural da “Associação Portuguesa de Manitoba”, sob o Tema: “Gift of Culture”.
As Coordenadoras do Pavilhão de Portugal foram Zita Lopes e Ashley Gata. Embaixadores adultos Jessica Lourenço e Matthew Oliveira, Embaixadores jovens Kaitlin Cabral e Austin Tavares.
O salão da exposição estava divinamente enfeitado com decorações desde a Madeira, Açores e Continente. Na parede da frente encontravam-se fotografias dos muitos fadistas portugueses tais como a falecida e grande Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura, Gisela João, Carminho, Marc Rodrigues e entre outros. Por todo o teto da sala tinha peixes de várias cores e decorados a gosto dos membros que os enfeitaram. Tinha também uma grande exposição de vinhos portugueses de marcas variadas.
O Salão principal foi o centro festivo com um excelente serviço de bar e cozinha, onde não faltava a grande variedade da gastronomia portuguesa e várias doçarias. Tivemos também a representação dos cinco ranchos folclóricos da Associação: Infantil, Luzitos, Mocidade, Juventude e Alegria, assim como o artista já bem conhecido da nossa comunidade, Henrique Cipriano vindo de Toronto, que preencheu o programa de variedades com lindos fados e canções.
Tudo isto foi possível com a contribuição dos patrocinadores, e sob a coordenação da Zita Lopes, Diretora do Executivo da referida Associação e dos encarregados dos vários setores, dezenas de voluntários, que deram o seu melhor para continuar a fazer o Pavilhão de Portugal um dos mais populares e visitados do Folklorama.
De realçar o excelente trabalho dos quatro embaixadores do pavilhão que atenderam os e direcionaram os visitantes sempre com o melhor sorriso e agrado!