Double click the picture to view photo gallery by
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de
Festas em Honra do Divino Espírito Santo no Parque Recreativo e Desportivo da Associação Portuguesa de Manitoba.

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (texto) - Tony Soares, Carlos Sousa e Nélia Soares (Fotografias) - 2017.09.03

As Festas em Honra do Divino Espírito Santo, promovidas pela Associação Portuguesa de Manitoba no parque Recreativo e Desportiva daquela organização, localizado em St. Laurent, Manitoba, realizaram-se a 2 e 3 de setembro findo, com o programa do sábado dia 2 destinado à distribuição de pensões pelos irmãos utentes do parque, em carros alegóricos devidamente decoradas e que fizeram parte do cortejo etnográfico, que procedeu à bênção das pensões pelo Padre Tiago Coloni.

O serão daquele dia foi abrilhantado pelos cançonetistas João Pimentel de Winnipeg e do artista convidado vindo de Califórnia Joey Medeiros.

No domingo, dia 3, foi celebrada missa pelo referido Padre Tiago Coloni, coadjuvado pelo Pároco da Paróquia de St. Laurent, com a participação do Coral da Imaculada Conceição e Banda Lira de Fátima.

A eucaristia foi muito participada pelos utentes do parque e comunidade portuguesa que se deslocou aquela localidade.

Após a missa, com a colaboração de bom tempo, procedeu-se ao cortejo da coroação que percorreu as ruas do referido parque, aonde participou além do clero mencionado, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba e esposa e Dr. Mário Jorge Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Banda Lira de Fátima e Foliões de São Miguel.

Ao recolher o cortejo era esperado por cerca de cinco centenas de pessoas, que participaram no almoço das tradicionais sopas do Espírito Santo, confecionadas e servidas por voluntários da Banda Lira de Fátima e Associação Portuguesa.

A seguir à refeição, assistiu-se ao concerto pela Banda Lira de Fátima sob a direção da maestrina Maria Dias Carreira, a participação do Rancho Folclórico “Pérolas dos Açores” que atuou em Victória durante a deslocação da referida banda aquela cidade, composto por membros da mesmas e de outras organizações portuguesas e como no dia anterior o serão dançante foi abrilhantado desta feita por Hermano Silva e o artista convidado Joey Medeiros.