Associação Portuguesa de Manitoba
51 anos a dançar e a encantar

Reportagem: Paulo Delgado (Texto) Fátima Sousa e Paulo Delgado (Fotos) – 2018.04.28
No passado Sábado 28 de Abril os Ranchos da Associação Portuguesa de Manitoba comemoraram o quinquagésimo primeiro aniversário. As portas abriram ás 6, sala encheu-se rapidamente, esperando a entrada dos protagonistas da noite – os dançarinos. A azáfama era grande, os ensaiadores e assistentes davam os últimos retoques, conferiam todos os pormenores, consertavam lenços e chapéus, faixas, aventais e meias. A boa disposição e o orgulho estavam estampados na cara dos dançarinos e dançarinas. Era chegado o momento, dezenas de crianças, adolescentes e adultos desfilaram até aos seus lugares debaixo do olhar atento de pais babados, avós e familiares orgulhosos de verem os seus descendentes manter vivas as tradições e cultura portuguesa. Algumas caras mostravam saudosismo dos tempos em que eles próprios eram eles os dançarinos.

As apresentações estiveram a cargo de Agostinho Bairros, que deu graças antes da refeição começar a ser servida. Uma vez mais a comida primou pela qualidade. Enquanto decorria a refeição alguns jovens subiram a palco para partilharem os seus talentos com os presentes. Alexis Raposo, ela mesmo uma ex-membro dos ranchos fez virar muitas cabeças quando encheu a sala com a sua poderosa voz. Seguiram-se os Tico Familly Circus, três jovens irmãos que levaram a sala ao rubro com os seus malabarismos. O Presidente Dr. Mário Santos, usou da palavra para apresentar e entregar as faixas aos embaixadores do Pavilhão de Portugal no Folklorama. Assim os embaixadores adultos são a Tânia Cortez Oliveira e Tyler Dudeck; os embaixadores juvenis Ally Melo e Nicholas Palmeiro. Com a ajuda dos embaixadores o Dr. Mário Santos, a Sra Fátima Carreiro (Vice-presidente) e a Sra. Sónia Raulino (Diretora do Rancho) cantou-se os parabéns.

O programa continuou então com os verdadeiros protagonistas da noite. O grupo Infantil ensaiado pela Fátima Carreiro abriu a noite, seguiram-se os Luzitos ensaiados pela Leonor Tavares, depois a Mocidade ensaiados pelo Daniel Caetano, os Juventude ensaiados pela Ashley Gata e por fim os Alegria ensaiados pelo Mathew Oliveira. Comum a todos os grupos foi o empenho e o orgulho com que subiram a palco para dançarem e encantarem.

Um muito obrigado a todos os dançarinos dos grupos, aos pais por despertarem o interesse e pelo tempo investido semana após semana a trazerem as crianças aos ensaios e por fim a todos os ensaiador e assistentes que semanalmente investem o seu tempo em aprimorar os dançarinos. Um muito obrigado há equipa que nas últimas semanas têm arduamente renovado, ajustado e reparado os guarda-roupas dos grupos para que se apresentassem de forma impecável. Por fim obrigado a todos os voluntários que trabalharam para que esta fosse mais uma noite agradável para todos.
Double click in the pictures to view photo gallery by CSPV

Clicar na fotografias para ver fotoreportagem de CSPV