Double click the pictures to view photo gallery by Fátima Sousa
Clique na fotografia para ver reportagem fotográfica de Fátima Sousa
SEMANA  DEDICADA ÁS  COMEMORAÇÕES DO  REMEMBRANCE  DAY

Reportagem: Pedro Correia (Texto) – Fátima Sousa (Fotografias) – 10.NOV.2016

O Evento teve início no Domingo, dia 6 de Novembro no Cemitério Brookside, aonde Pedro Correia, Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes, escoltou o Deputado Jon Reizz, Enviado Especial para Assuntos Militares do Governo de Manitoba para depositar uma Coroa de Flores. Nesta cerimónia também esteve presente o Vereador Municipal, Mat Allard, Enviado Especial para Assuntos Militares da Câmara Municipal de Winnipeg.

Neste mesmo dia, houve a cerimónia da inauguração desta semana, na Casa Funerária Bardala, onde estiveram presentes o Sr.Stoyko, em representação dos veteranos canadianos da 2.ª Guerra Mundial, Pedro Correia em representação dos Veteranos Portugueses, João Sobral Pereira, Chefe-sargento ajudante da Base 17 da Força Aérea Canadiana, Armando Lavalle, Presidente of Joint Veterans of Canada e ainda os veteranos Portugueses António Neves, Carlos Oliveira e Carlos Sousa. Houve vários discursos alusivos ao ato, com cerca de 80 pessoas.

No dia seguinte, 7 de Novembro, de manhã Sr. Stoyko e Sr. McKenzie, veteranos da 2.ª Guerra Mundial, juntamente com um Coronel da Força Aérea, Pedro Correia, Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Winnipeg, António Neves, Carlos Oliveira e Carlos Sousa, presidiram a uma cerimónia dedicada a estudantes canadianos.
De seguida, seguiram para o Parlamento, onde foram recebidos por Jon Reizer, Enviado Especial para Assuntos Militares do Governo de Manitoba, no seu Gabinete, onde estavam diversas individualidades da Província e cidade de Winnipeg.

Pedro Correia foi escolhido, com dois  Oficiais da Força Aérea Canadiana e um representante do Museu de Winnipeg dos Riflles, a escoltar a Speacker of the House (Presidente do Parlamento), Hon. Myrna Driedger. No seu discurso, Madam Speacker  mencionou o nome dos Veteranos Portugueses e Canadianos, que receberam aplausos da parte do Premier, todos os Ministros e Deputados (MLA) da Província, que se encontravam presentes. O Coronel Joell Roy, reformado da Força Aérea, e presentemente Presidente de Family Center of Canadian Veterans, também acompanhou esta cerimónia.

No dia 10 de Novembro, houve a visita a varias Escolas e Casas de Repouso da Terceira Idade. A primeira a ser visitada, foi Mulvey School, onde estavam presentes 6 Oficiais da Marinha Canadiana, onde decorreu uma bonita cerimónia.

Depois uma visita a Jonbrang Steawal, em West St. Paul School, com cerca de 450 alunos.  Pedro Correia foi o orador convidado. Neste evento estiveram presente António Neves, Carlos Oliveira e Carlos Sousa.
Ainda no mesmo dia, visitaram uma Casa de Repouso, onde falaram para os assistentes e onde encontraram alguns casais amigos e conhecidos da nossa Comunidade.

Foi uma semana muito ocupada, culminando com o grande Evento no Convention Centre no dia 11. Ler artigo relacionado
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com